RSS

CURRICULO

PLANIFICAÇÃO ANUAL PARA 3º ANO

1º PERÍODO

SETEMBRO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA/REVISÕES

INTEGRAÇÃO DO ALUNO NO MEIO ESCOLAR

ESTUDO DO MEIO
O passado próximo e longínquo da criança.

LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicar oralmente com progressiva autonomia.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.

MATEMÁTICA
Números e operações.

OUTUBRO

ESTUDO DO MEIO
À descoberta de si mesmo: A sua naturalidade e nacionalidade.
À descoberta de si mesmo: O seu corpo.

LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA
Números e operações.
Forma e espaço.

NOVEMBRO

ESTUDO DO MEIO
À descoberta de si mesmo: A sua naturalidade e nacionalidade.
À descoberta de si mesmo: O seu corpo.

LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA
Números e operações.
Forma e Espaço.

DEZEMBRO


ESTUDO DO MEIO
O passado próximo e longínquo da criança.

LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.

MATEMÁTICA
Números e operações.

2º PERÍODO

JANEIRO


ESTUDO DO MEIO
À descoberta dos outros e das instituições:
O passado familiar mais longínquo.
O passado do meio local.

LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Desenvolver a capacidade de retenção oral da informação.
Criar o gosto pela recolha de produções do património literário oral.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Utilizar técnicas de recolha e de organização da informação.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA
Números e operações.
Forma e Espaço.
Grandeza e Medidas.

FEVEREIRO


ESTUDO DO MEIO
À descoberta dos outros e das instituições:
O passado do meio local (continuação).
À descoberta do ambiente natural:
Os seres vivos do ambiente próximo.

LÍNGUA PORTUGUESA
Desenvolver a capacidade de retenção oral da informação.
Criar o gosto pela recolha de produções do património literário oral.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Utilizar técnicas de recolha e de organização da informação.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA
Números e operações.
Forma e espaço.

MARÇO

ESTUDO DO MEIO
À descoberta do ambiente natural:
Os seres vivos do ambiente próximo.

LÍNGUA PORTUGUESA
Desenvolver a capacidade de retenção oral da informação.
Criar o gosto pela recolha de produções do património literário oral.
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Desenvolver as competências da escrita e da leitura.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA
Números e operações.
Forma e Espaço.
Grandeza e Medidas.

ABRIL
ESTUDO DO MEIO
À descoberta das inter-relações entre os espaços:
 Os seus itinerários
Meios de comunicação.

LÍNGUA PORTUGUESA
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Desenvolver as competências da escrita e da leitura.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA.
Forma e espaço.
Grandeza e Medidas.

3º PERÍODO
MAIO

ESTUDO DO MEIO
À descoberta dos outros e das instituições:
O comércio local.
À descoberta dos materiais e objectos.

LÍNGUA PORTUGUESA
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Utilizar técnicas de recolha e de organização da informação.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA

Grandeza e Medidas.
JUNHO

ESTUDO DO MEIO
À descoberta das inter-relações entre a Natureza e a sociedade:
A agricultura do meio local.
A criação de gado no meio local.
A exploração florestal do meio local.
A actividade piscatória do meio local.
A exploração mineral do meio local.
A indústria do meio local.
O turismo no meio local.
As construções do meio local.

LÍNGUA PORTUGUESA
Desenvolver o gosto pela escrita e pela leitura.
Desenvolver as competências da escrita e da leitura.
Funcionamento da Língua.
Análise e Reflexão.

MATEMÁTICA.
Grandeza e Medidas.
O Euro.

0 comentários:

Enviar um comentário

Pode deixar aqui o seu comentário.